Lideranças cooperativistas celebram 50 anos da OCB na Paraíba

Lideranças cooperativistas celebram 50 anos da OCB na Paraíba

Uma noite memorável para o cooperativismo paraibano. Assim foi o Encontro de Líderes do Cooperativismo, realizado ontem (7), em João Pessoa. Aproximadamente 200 pessoas entre parlamentares, gestores públicos, lideranças estaduais e nacionais do setor participaram do evento que celebrou os 50 anos de fundação do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras do Estado da Paraíba (OCB/PB).

A abertura do evento teve a participação das seguintes autoridades: o presidente do Sistema OCB, Márcio Lopes de Freitas; o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli; o presidente do Instituto Sicoob, Luiz Edson Feltrin; representando as instituições parceiras do Sistema, o presidente da Faepa/Senar, Mário Borba; e representando o Governo da Paraíba, o secretário de Agropecuário e Pesca, Rafael Lopes.

O presidente André Pacelli abriu o evento, ressaltando a importância de celebrar a trajetória da OCB/PB juntos aos dirigentes cooperativistas e aos parceiros do setor. “Hoje é um dia de rememorar a criação da OCB/PB em 1972, sua trajetória de conquistas e de desafios, que foram muitos. Nós tivemos sempre o apoio dos nossos dirigentes, dos colaboradores e conselheiros e chegamos hoje a um momento festivo, que merece ser comemorado. Agradecemos aos parceiros e instituições que sempre caminharam conosco e às outras que se aproximaram mais recentemente. É o momento de mostrar à sociedade o trabalho que o Sistema OCB/PB fez nestes 50 anos e que também estamos preparados para os desafios que virão”.

Maturidade do cooperativismo paraibano

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, parabenizou a unidade estadual, destacando a sua contribuição para a evolução do modelo cooperativista na Paraíba. “Cinquenta anos não são cinquenta dias, não são cinco anos. São duas gerações. É uma história. Isto mostra o amadurecimento e a força que tem a ideia do cooperativismo aqui na Paraíba. Se não tiver consistência, se não tiver sustentabilidade, não se chega à maturidade dos 50 com uma ideia do cooperativismo”.

“Eu acho que o se celebra aqui hoje é mais que o aniversário da OCB Paraíba, é a comemoração da evolução da maturidade do modelo de negócio cooperativo aqui no estado da Paraíba. É muito importante que a gente comemore e reúna as lideranças e presidentes e construa o cenário do futuro”, declarou Márcio Lopes de Freitas

Parlamentares e entidades parceiras marcaram presença

Também estavam presentes deputado federal Efraim Filho, representando a Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop) do Congresso Nacional; o presidente da Frencoop Paraíba, deputado estadual Lindolfo Pires; o presidente do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo; representantes do Sistema Ocern; conselheiros do Sistema OCB/PB, além de dirigentes de cooperativas paraibanas de todos os ramos. Representantes do Banco do Nordeste, Sebrae, Apacco, SGC Paraíba e Prefeitura de João Pessoa também prestigiaram o evento.

Cenário nacional e internacional

Um dos grandes momentos do Encontro de Líderes do Cooperativismo, realizado ontem, foi a participação do ex-ministro da Agricultura e ex-presidente da OCB, Roberto Rodrigues, que realizou sua palestra por meio de plataforma online por motivos de saúde. Referência nacional e internacional do cooperativismo, Rodrigues levou os dirigentes a refletirem sobre o papel do cooperativismo na atual conjuntura econômica e social.

Houve, ainda, a apresentação do livro “Sicredi na Paraíba: Trajetória de Conquistas e Vitórias Cooperativistas”, conduzida pelo presidente da Sicredi Evolução, João Bezerra Júnior e outros dirigentes da cooperativa. Exemplares da obra, que contém um capítulo dedicado à contribuição do Sistema OCB/PB para o cooperativismo, foram entregues a várias autoridades presentes.

Reencontro e confraternização

Após dois anos de pandemia, dirigentes das cooperativas paraibanas tiveram, ontem, uma oportunidade de reencontro e de confraternização. A comemoração foi animada pela palestra-show “Cooperação, empreendedorismo e música”, realizada pelo empresário e músico Amazan. Ele contou causos, trazendo ao evento o melhor da cultura e da música nordestina. Ao final do evento, um jantar foi servido aos participantes.

Mais notícias