Encontro de Lideranças celebra força do cooperativismo paraibano
Mais de 250 pessoas participaram, nesta sexta-feira (5), do Encontro de Lideranças do Cooperativismo Paraibano, realizado em Campina Grande. Representantes de 55 cooperativas de todas as regiões do estado marcaram presença em uma manhã dedicada à celebração e ao fortalecimento do movimento cooperativista.
Na abertura, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, destacou o crescimento e o impacto social e econômico das cooperativas paraibanas, que já reúnem mais de 114 mil cooperados, ressaltando o papel do setor no desenvolvimento do estado.
“A gente precisa mostrar para a sociedade o que o cooperativismo faz, o quanto contribui com a economia, gerando empregos e desenvolvendo as comunidades. E a Paraíba tem mostrado para o Nordeste e para o Brasil que a gente está no caminho certo”, afirmou.

O vice-presidente do Sistema, José Calixto, e o superintendente Pedro D’Albuquerque também reforçaram a importância das ações institucionais que têm ampliado a presença e o reconhecimento do cooperativismo na sociedade paraibana.
Glenda Kozlowski emociona ao relembrar experiência com a Arteza
Um dos momentos mais marcantes da programação foi a palestra da jornalista Glenda Kozlowski, embaixadora nacional do movimento SomosCoop, sobre a Websérie SomosCoop na Estrada. Usando uma bolsa de couro confeccionada pela cooperativa Arteza, a palestrante já ganhou o público ao se dirigir ao palco. A cooperativa de Cabaceiras foi tema de um dos episódios da temporada da websérie, em 2023. Glenda abriu a palestra com um relato inspirador sobre a transformação social e econômica promovida pela cooperativa na cidade.

“O que eu trago aqui pzra a Paraíba é, na verdade, o que eu recebi da Paraíba quando conheci a Arteza. Eu sou uma encantada, uma defensora do cooperativismo por tudo que eu vi desse Brasil que produz, que dá certo, que se dá a mão. A Arteza tem algo que me emocionou profundamente: o cooperativismo acabou com a evasão das pessoas. As pessoas iam embora do sertão, deixavam para trás suas famílias em busca de um futuro que não sabiam se conseguiriam. E o que o cooperativismo fez? Ele trouxe as pessoas de volta. Ele mantém os filhos na terra, passando de geração pra geração aquele conhecimento das suas raízes”, disse.
Lucas Veloso encerra a manhã com humor e inspiração

Outro destaque foi a palestra-show “Do Talento ao Foco”, apresentada pelo ator e comediante paraibano Lucas Veloso, que uniu histórias pessoais, humor e reflexões sobre talento, dedicação e propósito. “Graças ao empreendedorismo e ao cooperativismo eu consegui superar vários desafios em 14 anos de televisão. Muita coisa deu certo, muita coisa deu errado também, mas cada passo me trouxe até aqui”, compartilhou.
A programação contou ainda com homenagens às lideranças femininas do cooperativismo, reconhecendo a atuação de mulheres que têm impulsionado o desenvolvimento das cooperativas paraibanas.Encerrando o evento, dirigentes e representantes das 55 cooperativas presentes receberam um troféu alusivo ao Ano Internacional das Cooperativas, oferecido pelo Sistema OCB/PB em agradecimento às cooperativas pela parceria ao longo do ano.
