OCB/PB e Governo do Estado assinam protocolos de intenções para fortalecer cooperativas agropecuárias
O 4º Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba, realizado ontem, reuniu aproximadamente 300 pessoas no auditório do Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa. Durante o evento, o Sistema OCB/PB* e o Governo da Paraíba, através das Secretarias de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), assinaram protocolos de intenções para viabilizar ações conjuntas em prol do fortalecimento das cooperativas agropecuárias.
Os órgãos deverão atuar em parceria a ser formalizada por meio de termos cooperação técnica, que contemplarão ações como cursos, treinamentos, workshop, feiras, exposições, encontros rurais e visitas técnicas; bem como apoio a atividades técnicas e criação de políticas públicas para atender os agricultores familiares através das cooperativas agropecuárias.
Os protocolos foram assinados pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e pelos secretários estaduais Pollyanna Dutra (SEDH) e Frei Anastácio (SEAFDS). O dirigente do Sistema OCB/PB ressaltou as ações do Governo Estadual em apoio ao setor produtivo.
“São várias políticas públicas que têm sido estimuladas. Eu acredito muito na força do cooperativismo e nessa integração com as entidades parceiras. Agradeço ao vice-governador, que tem acompanhado a gente e visto o desenvolvimento das nossas cooperativas”, afirmou André Pacelli.
A secretária Pollyana Dutra reafirmou o papel do Estado no apoio ao fortalecimento das cooperativas agropecuárias, através de políticas públicas como a aquisição de produtos da agricultura familiar por meio de programas governamentais.
“O Governo do Estado da Paraíba se une ao cooperativismo, assumindo riscos, criando novos mercados e, acima de tudo, despertando nas pessoas o nível de organização dos territórios. Quando as cooperativas estão organizadas, essas compras chegam muito mais eficientes ao setor público e abrem a possibilidade de novos mercados no setor privado”, afirmou Pollyanna Dutra.
Também estiveram presentes: o vice-governador da Paraíba, Lucas Ribeiro; o secretário executivo de Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, Rafael Lopes; o superintendente do Banco do Nordeste na Paraíba, Rudrigo Araújo; e o presidente do Sistema Faepa/Senar, Mário Borba.
“Nós fomos criados para viver em sociedade e o cooperativismo é justamente isso: todo juntos ganhando e se fortalecendo. Enquanto Governo do Estado, temos que estar cooperando junto com vocês. Nós temos feito isso: investido e abrindo linhas de crédito e incentivo, através de programas como Procase, Cooperar, dando apoio e suporte às cooperativas”, destacou o vice-governador, Lucas Ribeiro.
Palestras apontam tendências do setor
As tendências, perspectivas e soluções para o desenvolvimento das cooperativas agropecuárias foram debatidas na programação do Seminário. O evento contou com palestras do coordenador geral de Cooperativismo e Associativismo do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Rogério Mauro; do coordenador geral de Sistemas Produtivos Inovadores Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MDIR), Thiago Araújo; e do coordenador do Ramo Agropecuário da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), João Prieto.
Encerrando o evento, o cantor e sanfoneiro Amazan realizou a palestra-show “Tocando Negócios”, na qual apresentou estratégias de empreendedorismo e gestão desenvolvidas ao longo de sua carreira como músico, empreendedor e gestor público.
*Sistema OCB/PB – Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB) e Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado da Paraíba (Sescoop-PB).