Paraíba participa do 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo

Três dias de debates, palestras inspiradoras e momentos de interação entre cooperativistas de todo o Brasil. Assim foi o 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo, que reuniu 3 mil participantes para discutir o futuro do cooperativismo em Brasília, entre os dias 14 e 16 de maio. A Paraíba foi representada no evento por uma delegação de 50 pessoas, dentre as quais lideranças de 38 cooperativas, dirigentes e colaboradores do Sistema OCB/PB.
Realizado pelo Sistema OCB, o evento contou com palestras de especialistas renomados a exemplo de Salim Ismail, Amy Webb, Martha Gabriel, Fred Gelli, dentre outros palestrantes que conduziram as reflexões nas salas temáticas do Congresso. Outro momento importante foi o lançamento da Agenda Institucional do Cooperativismo 2024, que teve a presença de parlamentares, ministros e do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin.
A programação foi marcada, principalmente, pela priorização das diretrizes estratégicas que vão guiar o movimento no período de 2025 a 2030. Das 100 diretrizes votadas pelos congressistas, 25 foram escolhidas para nortear o planejamento. As propostas foram avaliadas com base em critérios de impacto e urgência, e as duas com maior pontuação para cada tema, foram consideradas prioritárias, além das cinco mais votadas após as vinte primeiras, independente do tema. Os eixos abordados foram Comunicação, Cultura Cooperativista, ESG, Inovação, Intercooperação e Negócios.
O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, parabenizou a unidade nacional pela realização deste evento histórico para o cooperativismo brasileiro. Ele também agradeceu aos dirigentes paraibanos pela participação ativa no CBC desde a construção das propostas enviadas pelo estado para o Congresso.
“Nossa delegação contou com mais de 50 participantes, sendo a maioria dirigentes de cooperativas que estão integrados conosco o dia a dia do cooperativismo paraibano, e participaram ativamente dos debates no CBC. E a Paraíba foi muito importante porque nós fomos o primeiro estado para conduzir o processo pré-congresso. No final do ano passado nós fizemos aquele momento de conversa, de ouvir as propostas dos dirigentes, que se juntaram a propostas de todo o país e serão trabalhadas no planejamento estratégico do Sistema nos próximos anos”, comentou Pacelli.
Encerramento
Após um vídeo que percorreu a história do Sistema OCB e, emocionado com a magnitude do evento, o presidente Márcio Lopes de Freitas, encerrou o CBC com um discurso inspirador. "É bonito ver o esforço e dedicação de todos os envolvidos. Durante esses três dias, conseguimos reforçar que o nosso movimento é fruto de uma construção coesa e próspera", expressou. Ele relembrou a época em que se engajou no coop e desejou que a teia de cooperativas se tornasse um Sistema. "Agora, somos uma rede organizada, alinhada e democrática. Precisamos continuar nos superando, cada vez mais, com coragem e ousadia. O futuro já começou e só precisamos desenhar os detalhes. É só cooperar e seguir nesse processo. Todos juntos", concluiu.
Os dirigentes paraibanos agradeceram a oportunidade de participar do 15º CBC e elogiaram a organização e programação e a organização do evento. "Saio do 15º CBC com um orgulho grande por poder fazer parte desse 'mundo cooperativista', desse mundo que transforma vidas, lugares e fornece cidadania às pessoas. A OCB nos direciona para esse mundo, com maestria e talento", comentou o presidente do Sicoob Coopercret, Hermes Moreno.
A dirigente da Cooperativa de Agricultura e Avicultura Familiar (Copaf), Nazaré Barbosa, também elogiou o alto nível da programação e as perspectivas de futuro oferecida pelo evento. "Eu achei um espetáculo. Um evento futurista, as palestras excelentes. A gente está voltando para casa com muita bagagem de futuro, de pensamento, de como fazer e o que fazer. Foi sem defeito esse congresso. Eu estou plena realizada, porque de outros que eu já fui, eu achei esse muito futurista. E um futuro alcançável. Perfeito", afirmou.