Gestão e Liderança: dirigentes paraibanos participam de curso em Portugal

Gestão e Liderança: dirigentes paraibanos participam de curso em Portugal

Uma semana de intenso aprendizado em uma das melhores escolas de negócios da Europa. Assim foi a experiência proporcionada pelo Programa de Gestão e Desenvolvimento em Liderança, promovido pelo Sistema OCB Paraíba, para líderes e dirigentes cooperativistas na Universidade Católica de Lisboa, em Portugal.

O curso, realizado entre os dias 26 de fevereiro e 1º de março, teve carga horária de 31 horas/aula. As aulas foram distribuídas pelos seguintes módulos: ''Liderança e Gestão de Equipes''; ''Criação de Valor e Posicionamento Estratégico''; ''Controle de Gestão ''; ''Tendências da Economia Internacional"; e ''Comunicação, Negociação e Gestão de Conflitos''. A solenidade de encerramento do curso aconteceu na noite da última sexta-feira, com a entrega dos certificados aos participantes. 

Formada por 26 alunos, a turma contou com a participação do presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e do superintendente da entidade, Pedro D’Albuquerque, além de dirigentes de cooperativas agropecuárias, de saúde, consumo, transporte, trabalho, produção de bens e serviços.

Participaram dirigentes da Cooped, Frutiaçu, Coopcon PB, Coopanest PB, Coofísio, Unimed Campina Grande, Unimed João Pessoa, Cooppropaga, Copaf, Cooprafe, Arteza, Coopcursos, Catoleite, Cocan, Coopervale, Neurovasc, Extremo, Uniodonto JP e Coopecir PB.

O curso dá continuidade ao Projeto de Desenvolvimento de Dirigentes de Cooperativas, iniciado em 2023 pelo Sescoop/PB. No ano passado, a entidade ofereceu um curso semelhante a uma turma formada por dirigentes de cooperativas de crédito.

Lideranças acreditam que capacitação pode melhorar gestão das cooperativas

Um dos participantes do Programa de Gestão e Desenvolvimento em Liderança foi o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Bezerra. Ele parabenizou o Sistema OCB/PB pela iniciativa e destacou a importância dos assuntos abordados pelo curso para a formação das lideranças e o aperfeiçoamento da gestão cooperativista. 

“O curso foi excepcional, com palestrantes muito qualificados e um grupo também composto de várias cooperativas de ramos diferentes. Os temas foram extremamente importantes, porque trataram não só da força e da essência do cooperativismo, mas também de aspectos relacionados à gestão, como gestão de pessoas, marketing, comunicação, agregação de valor, negociação, visão contábil, financeira, equilíbrio e sustentabilidade. [Temas] muito importantes para a formação de qualquer líder, qualquer gestor, que interferem de uma forma muito positiva na melhoria da qualidade da gestão e, com isso, os serviços que por ela prestados”, comentou Bezerra.

Para a diretora da Cooperativa Paraibana de Avicultura e Agricultura Familiar (Copaf), Kaellyne Alencar, o PDGL foi uma ação super positiva e estratégica do Sistema OCB/PB. Ela acredita que a iniciativa pode contribuir significativamente para o desenvolvimento das cooperativas, fortalecendo suas capacidades e promovendo um desempenho organizacional mais eficaz e sustentável.

“Quando as lideranças e os gestores estão capacitados, é possível melhorar a tomada de decisões, tornar a comunicação mais eficaz no ambiente da cooperativa, motivar e engajar os colaboradores e cooperados. Além de ter habilidade para lidar e resolver conflitos de forma harmoniosa e produtiva, conseguir identificar e desenvolver novas lideranças dentro da cooperativa para garantir uma sucessão suave; e promover o crescimento sustentável a longo prazo, a inovação e a adaptação às mudanças no ambiente de negócios, garantindo a relevância contínua da cooperativa”, destacou a dirigente.

Aprendizado vai contribuir para o planejamento estratégico do setor

Para o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o Programa de Gestão e Desenvolvimento em Liderança foi um sucesso. A qualidade do conteúdo e do corpo docente, o uso de ferramentas de interativas como parte da metodologia e o engajamento da turma foram alguns pontos elogiados pelo dirigente. Segundo ele, a expectativa é de que o aprendizado destes dias possa ser ampliado em um encontro com foco em planejamento estratégico, previsto para o segundo semestre deste ano. 

“A avaliação dos participantes foi extremamente positiva. Todos concordam que o curso agregou muito ao conhecimento individual de cada um e que eles têm condições de compartilhar estas experiências e aprendizados também no ambiente interno da cooperativa. Há também a ideia de realizar um encontro na Paraíba, no segundo semestre, envolvendo as duas turmas (a do crédito e a turma desta semana), e levar um ou dois professores que possam ser facilitadores de um trabalho de planejamento estratégico para as cooperativas do estado”, contou.