Seminário do Cooperativismo Agropecuário reúne mais de 200 participantes

Seminário do Cooperativismo Agropecuário reúne mais de 200 participantes

A 3ª edição do Seminário do Cooperativismo Agropecuário da Paraíba reuniu, ontem, mais de 200 participantes, entre lideranças cooperativistas, gestores públicos e entidades do setor produtivo. Promovido pelo Sistema OCB/PB, o evento aconteceu durante a programação da Expofeira Paraíba Agronegócio, realizada no Parque de Exposição Henrique Vieira de Melo, em João Pessoa.

A mesa do evento foi composta pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli; o secretário de Estado de Agropecuária e Pesca (Sedap), Joaquim Hugo Vieira; o presidente do Sistema Faepa/Senar-PB, Mário Borba; o diretor superintendente do Sebrae PB, Luiz Alberto Amorim; o presidente da Associação dos Plantadores de Cana da Paraíba (Asplan), José Inácio; o presidente da Coopervale, Mauro Borba, representante do Ramo Agro - OCB/PB; e a presidente da Cooprafe, Janete Xavier.

“Para mim, é uma satisfação, mais uma vez, pelo terceiro ano consecutivo, trabalhar junto com entidades tão importantes para fomentar o desenvolvimento do setor agropecuário. E eu quero agradecer a todos os dirigentes das cooperativas do setor agropecuário, de transporte e de crédito que estiveram no evento. Espero que a gente possa ter cada vez mais números expressivos da produção agropecuária que impactem na economia e também no desenvolvimento social da Paraíba”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PB.

O secretário Joaquim Hugo Vieira destacou o trabalho que vem sendo desenvolvido pela Sedap, em todo o estado, em apoio às cooperativas e aos produtores em geral no tocante à organização do setor, certificação e acesso ao mercado. “Democratizamos o atendimento na Sedap e não separamos quem é pequeno ou grande produtor. Estamos visitando o interior, fazendo com que a Secretaria se reúna com os municípios, ouça a população e estreite laços, na busca de desenvolvimento para o setor. Parabenizo a realização de eventos como esses para que possamos debater e discutir inovações para o setor”, disse Joaquim Hugo Vieira.

Dirigentes e produtores rurais associados de 16 cooperativas agropecuárias, além de representantes de cooperativas de transporte e de crédito participaram do evento. A Expofeira Paraíba Agronegócio é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), em parceria com o Sistema Faepa/Senar-PB e o Sebrae PB.

 

Assinatura de Termos de Cooperação

Na abertura do evento, o Sistema OCB/PB formalizou Termos de Cooperação Técnica com o Governo do Estado, através da Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (Sedap), e com o Sebrae Paraíba. Os termos foram assinados pelo secretário estadual Joaquim Hugo (Sedap), pelo superintendente do Sebrae PB, Luiz Alberto Amorim e pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

O convênio com a SEDAP visa formar, aperfeiçoar e organizar os produtores rurais, por meio de ações conjuntas, fortalecendo as ações econômicas e sociais a serem desenvolvidas no Estado, por meio das cooperativas agropecuárias, com orientação técnica da OCB/PB e apoio da secretaria.

Já o acordo com o Sebrae abrange ações de divulgação das ações das entidades voltadas para o incentivo ao uso de energias renováveis, central de comercialização, programas de financiamento de bens e serviços, formação de agentes bancários e cooperativismo, direcionados a microempreendedores individuais e micro e pequenas empresas.

 “No acordo de cooperação que nós estamos assinando, hoje, as entidades vão colocar aquilo que elas têm de competência a serviço dos cooperados e das cooperativas de um modo geral. Da parte do Sebrae, temos todo um acesso à inovação, à tecnologia, acesso a mercados, eventos como este e também dentro do mesmo contexto, tanto no plano industrial e comercial as atividades de cada um, buscando com eles alcançar novos patamares de desenvolvimento e novos patamares de negócios”, afirmou Luiz Alberto Amorim.

 

Cenário do Cooperativismo Agropecuário

Presentes no dia a dia dos brasileiros, as 1.185 cooperativas agropecuárias existentes no país reúnem mais de 1 milhão de cooperados e geram aproximadamente 250 mil empregos diretos. As tendências, as oportunidades de parcerias e os desafios do setor foram discutidos ao longo da tarde, em uma série de palestras ministradas por gestores públicos e dirigentes de entidade de representação do setor produtivo.

“Perspectivas e tendências do cooperativismo no cenário nacional” foi tema da primeira palestra, ministrada pelo superintendente adjunto do Senar no Amazonas Petrúcio Magalhães Júnior. Ele traçou um amplo panorama do setor, trazendo também experiências de sua trajetória a frente do Sistema OCB/AM, na direção da OCB Nacional e como secretário estadual de Produção Rural do Amazonas. “A gente vem aqui para conversar um pouco com os produtores rurais, cooperados ou não, para traçar um panorama nacional da importância econômica e social deste movimento para os produtores rurais”, destacou.

 

Comercialização e Atuação Institucional

Em seguida, o presidente do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, Chico Nunes, que é também consultor do projeto Cooperar, falou sobre os “Desafios da Comercialização nas Cooperativas Agropecuárias”.

“O papel da Codevasf no desenvolvimento do agronegócio” foi tema da palestra ministrada pelo superintendente estadual da Companhia, Irlen Guimarães. O assessor da presidência, Henrique Candeia, o chefe do Departamento de Engenharia, Flavio Lira, o chefe do departamento de Desenvolvimento Econômico, João Marcelo Avelar, e o coordenador de estudos econômicos e fiscais, Clemilson Santos, falaram sobre a atuação da Cinep e o desenvolvimento do cooperativismo paraibano.

Encerrando a parte técnica da programação, o superintendente do Senar, Sérgio Martins, o ex-secretário da Agricultura, Rômulo Montenegro, e o presidente da Central Nordestina, Wendell Lima, promoveram um debate sobre o tema “Agro: do pequeno ao grande produtor, contribuindo com a economia do Brasil”.

Após o debate, foi servido um lanche aos participantes, que junto com outros visitantes da feira lotaram o auditório para ver o show dos humoristas Mução e Renan da Resenha.

Mais notícias