Lideranças do cooperativismo nordestino se reúnem com diretoria da Sudene

Lideranças do cooperativismo nordestino reuniram-se, nesta terça-feira (05), com dirigentes da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste (Sudene), em Recife. O objetivo do encontro foi dialogar sobre as possibilidades de acesso das cooperativas aos recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE) e do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE).
Os presidentes do Sistema OCB/PB, André Pacelli, do Sistema OCB/PE, Malaquias Ancelmo, e do Sistema OCB/CE, João Nicédio, foram recebidos pelo superintendente da Sudene, Danilo Cabral. Também participaram do encontro os seguintes gestores da Sudene: o diretor de Fundos, Incentivos e Atração de Investimentos, Heitor Freire; o diretor de Planejamento e Articulação de Políticas, Álvaro Ribeiro; o economista José Farias; e a coordenadora geral de Desenvolvimento Sustentável, Beatriz Lira. A reunião foi acompanhada também pela superintendente da OCB/PE, Cleonice Pedrosa, e pelo assessor técnico da Sescoop/PB, Robson Nunes.
Em 2024, o FNE projeta um montante da ordem de R$ 37,8 bilhões para financiamento de atividades produtivas de todos os setores da economia, como forma de estimular o desenvolvimento regional. A expectativa é de que metade destes recursos sejam destinados a projetos desenvolvidos por pequenos e médios produtores, inclusive os organizados no modelo cooperativo.
O presidente André Pacelli, que é também dirigente da Fecoop Nordeste, apresentou aos gestores da Sudene dados do Anuário do Cooperativismo Brasileiro que demonstram a força socioeconômica do setor e o atual cenário do cooperativismo nordestino. Pacelli entregou, ainda, um documento com as propostas do cooperativismo para o desenvolvimento regional e nacional.
“Ao término da reunião, ficou definida a realização de um encontro com as centrais de cooperativas de crédito, que deve ser agendado nos próximos dias. O objetivo é discutir a possibilidade de operacionalização de recursos do FNE e FDNE pelas cooperativas de crédito”, contou o presidente do Sistema OCB/PB.