Avaliacoop: equipe da OCB Nacional aplica diagnóstico Identidade na Coopsolar

Avaliacoop: equipe da OCB Nacional aplica diagnóstico Identidade na Coopsolar

Ajudar as cooperativas atuarem em conformidade com a legislação e com os princípios cooperativistas. Este é o objetivo do diagnóstico assistido Avaliacoop - Identidade, que está sendo aplicado na Cooperativa de Energia Solar (Coopsolar) por uma equipe da unidade nacional do Sistema OCB. A Coopsolar faz parte do grupo das seis cooperativas brasileiras do setor de energias renováveis que estão participando do projeto piloto do Avaliacoop.

O diagnóstico está sendo aplicado pelo coordenador de Meio Ambiente do Sistema OCB, Marco Morato, e pela consultora, Fabíula Torres, da DGVR (Confederação Alemã das Cooperativas), entidade parceira na iniciativa. A equipe está em contato com os diretores da Coopsolar Eduardo Braz, Luiz Valadão e Simonny Campos. Hoje, o grupo foi recebido pelo presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e por técnicos da entidade na Casa do Cooperativismo Paraibano.

Segundo Marco Morato, o trabalho faz parte da agenda ESG do Sistema OCB que é estruturada a partir de três pilares: fomento a energias renováveis, neutralidade de carbono e regularização ambiental. “Nossa intenção é fomentar e fortalecer as cooperativas de energia renovável dentro do Sistema. Ajudar as cooperativas para que elas se atentem aos processos legais, com transparência, e sejam cooperativas de fato. A gente está aplicando o diagnóstico assistido Identidade, que tem como objetivo ver a aderência da cooperativa com as boas práticas necessárias ao cooperativismo. E está sendo muito interessante porque a Coopsolar é uma cooperativa de fato”, afirmou.

“A cooperativa só precisa se atentar a alguns processos, mas é muito interessante ver o engajamento da diretoria, dos cooperados neste modelo de negócio que é muito novo para a gente. O modelo de geração distribuída, compartilhada de energias renováveis é um modelo muito novo e eles estão de parabéns. Eles estão aprendendo mais e a gente está aprendendo também”, acrescentou o coordenador.

O presidente da Coopsolar, Eduardo Braz, agradeceu a iniciativa do Sistema OCB e disse que a expectativa é de que o diagnóstico contribua para profissionalizar, ainda mais, os processos e a gestão da cooperativa. “A gente está muito satisfeito com este projeto. Estamos vendo, na prática, nossos erros e acertos para que a cooperativa, a cada dia, se profissionalize e melhore mais. Tem novos conselheiros participando e isso vai ajudar esta nova gestão no planejamento futuro para a gente ter mais possibilidades de acerto e crescer mais como cooperativa”, comentou.

Avaliacoop

Desenvolvido pelo Sistema OCB, o AvaliaCoop é uma solução que oferece às cooperativas a possibilidade de uma gestão orientada por dados. Os diagnósticos ajudam a identificar os pontos fortes e as oportunidades de melhoria em três eixos de desenvolvimento organizacional: Identidade Cooperativista; Governança e Gestão; e Desempenho.

Cooperada da Coopsolar desde 2021, Simonny Campos assumiu recentemente a diretoria financeira da cooperativa. Para ela, a participação neste processo de diagnóstico tem sido um aprendizado sobre o cooperativismo e suas possibilidades. “É ter uma noção real do que é uma cooperativa e até onde ela pode chegar. Está sendo uma satisfação e um aprendizado muito grande. Estou bastante feliz por estar no meio deste processo, que vai nos ajudar bastante a gerir a Coopsolar com toda a equipe”, contou.

 

 

 

Mais notícias