Curso para Contadores aborda tributação e ato cooperativo

Curso para Contadores aborda tributação e ato cooperativo

"Tributação das sociedades cooperativas - Tributos Federais" foi o tema do quarto módulo da Capacitação de Contadores para Cooperativas, realizado no último sábado (1º). O curso é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no estado da Paraíba (Sescoop/PB), em parceria com o Conselho Regional de Contabilidade (CRC/PB).

O quarto módulo foi ministrado pelo professor Diego Booni, que é contador e possui pós-graduação em Direito Tributário. Segundo ele, a tributação é um assunto fundamental para os contadores e para a vida da cooperativa. Um dos assuntos discutidos foi o ato cooperativo, que é o nome dado as operações entre as cooperativas e seus cooperados, bem como o impacto destas operações no imposto de renda e contribuição social sobre o lucro, também o PIS e Cofins.

“A contabilidade e a tributação de cooperativas é muito diferente das outras empresas justamente pelo ato cooperativo. A cooperativa precisa fazer uma escrituração contábil, com todos os controles em separado das operações com cooperados, e as operações que ela eventualmente pratica com não-cooperados precisam ser destacadas em separado porque sobre estas operações incide a tributação como nas demais empresas. Então fazer a segregação destas operações para apurar corretamente os tributos é fundamental e ter como comprovar o que se faz no dia a dia para o Fisco numa fiscalização também é importante”, explicou o professor.

 

Curso traz oportunidade de aprendizado para contadores

 

Coordenada pela contadora do Sescoop/PB, Djane Queiroz, a turma do curso é formada por contadores ligados a 29 cooperativas e outros profissionais de contabilidade interessados no tema. Entre os participantes está o contador Gilson Rodrigues da Silva, que atua junto às cooperativas agropecuárias Frutiaçu, Central Nordestina, Inhamecoop e Cooprafe. Para ele, a capacitação traz a possibilidade aperfeiçoamento dos serviços oferecidos às cooperativas.

“Este curso tem contribuído bastante, esclarecido muitas dúvidas e tem facilitado para que nós tenhamos uma execução prática ainda melhor em relação às atividades das cooperativas. É de muita valia que a gente possa ter esse conhecimento mais aprofundado para podermos auxiliar os gestores das cooperativas no dia a dia para que eles também possam executar as atividades com mais eficiência” destacou o contador Gilson Rodrigues.

Já para a contadora Denilany Costa de Oliveira, que não atua com cooperativas, o curso está sendo uma oportunidade de aprendizado sobre o setor. “Eu não conhecia nada de cooperativa, mas sempre tive interesse. Então, quando eu soube através do CRC que ia ter este curso vim sem muita expectativa porque eu não tinha noção do quanto ia aprender. Desde o primeiro módulo, eu venho acompanhando, já fiz também dois cursos online pelo Sescoop e o enriquecimento foi gigante. É um curso realmente prático. Parece que eu estou vivendo o que é uma cooperativa de verdade”, contou.

Ela diz que o conhecimento adquirido no curso traz a segurança necessária para atuar junto a cooperativas no futuro. “Inclusive, eu tinha rejeitado um cliente, que é uma cooperativa agro de grande porte, porque não me sentia preparada. E eu já fiz contato com esta cooperativa e quem sabe futuramente a gente fecha parceria. E isso devido ao conhecimento adquirido no curso, sem o curso eu não ganharia esta prática”, afirmou.

Mais notícias