Lançamento da Frencoop-PB reúne lideranças de cooperativas e parlamentares

Um espaço para debater e propor projetos para fomentar o desenvolvimento do cooperativismo na Paraíba. É esta a expectativa em torno da atuação da Frente Parlamentar em Defesa do Cooperativismo (Frencoop-PB), instalada nesta terça-feira (25) na Assembleia Legislativa da Paraíba. Parlamentares e lideranças de cooperativas de diversos ramos participaram do lançamento, realizado por iniciativa do deputado estadual Eduardo Carneiro, que presidirá a Frente.
Durante o evento, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, apresentou aos parlamentares presentes um documento com pautas prioritárias do cooperativismo paraibano em 2023 (confira neste link). “Nós apresentamos, hoje, uma pauta com uma série de elementos para que esta Casa possa se debruçar, estabelecer diretrizes e propostas e ferramentas para o desenvolvimento do cooperativismo”, comentou Pacelli. O dirigente elogiou a iniciativa e acredita que as ações da Frente poderão impulsionar o crescimento do cooperativismo na Paraíba.
“É uma iniciativa muito importante do deputado Eduardo Carneiro a recriação da Frencoop. A gente espera que os parlamentares se engajem, criem políticas públicas e projetos para apoiar e desenvolver o cooperativismo aqui na Paraíba. Nós somos mais de 90 cooperativas, com mais de 70 mil associados, movimentando mais de R$ 2 bilhões em todo o estado. E esperamos ampliar ainda mais estes números. Estou otimista e esperançoso de que tenhamos políticas para motivar e desenvolver ainda mais o cooperativismo”, afirmou.
Além dos presidentes da Frencoop/PB e da OCB/PB, também compuseram a mesa: o deputado George Morais, vice-presidente da Frencoop-PB; o presidente da Central Sicredi NE, Wilson Ribeiro; o presidente da Coopervale, Mauro Borba; a diretora executiva do Sicoob NE, Karen Lucena; o presidente da Comissão de Direito Cooperativo da OAB/PB, Manfrini Andrade; o ex-secretário da Agricultura, Rômulo Montenegro, representando a ASPLAN; o vereador Rinaldo Maranhão; e o presidente do Farol do Desenvolvimento da Paraíba, Francisco Nunes.
“As cooperativas são uma grande alternativa para o desenvolvimento”
De acordo com o deputado estadual Eduardo Carneiro, a Frente atuará como espaço para fortalecimento do debate sobre o cooperativismo, propondo ações de melhoria e fomento ao setor. “O objetivo é incentivar e fomentar, cada vez mais, o cooperativismo no nosso estado. Hoje, as cooperativas movimentam cerca de R$ 600 bilhões no Brasil e aqui na Paraíba nós não podemos ficar fora desse momento importante. As cooperativas são uma grande alternativa para desenvolver o nosso estado, gera emprego, renda, potencializar e capacitar cada vez mais a produção”, afirmou.
O deputado ressaltou, ainda, o trabalho desenvolvido pelas cooperativas paraibanas, que vem se destacando no cenário regional e nacional. “Aqui hoje nós temos cooperativas importantes que são exemplo, inclusive, para outros estados da federação a exemplo de cooperativas de crédito, de transporte, agrícolas, de saúde e outros ramos”.
Segundo Carneiro, os parlamentares da Frente devem atuar também na interlocução com o Executivo estadual e municipal, apoiando iniciativas que fortaleçam as cooperativas. “O que nós queremos é uma Frente Parlamentar forte, assim como nós temos hoje no Congresso Nacional a bancada do cooperativismo com diversos deputados federais e senadores participando, debatendo e se unindo em torno dessa causa tão importante para o povo brasileiro”, finalizou o presidente da Frencoop-PB.