OCB/PB e Famup discutem ações para desenvolver cooperativismo nos municípios paraibanos

OCB/PB e Famup discutem ações para desenvolver cooperativismo nos municípios paraibanos

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, visitou a sede da Federação das Associações de Municípios da Paraíba (Famup), hoje pela manhã. Acompanhado do ex-secretário estadual da Agricultura, Rômulo Montenegro, Pacelli foi recebido pelo presidente da Famup, George Coelho. Os dirigentes conversaram sobre estratégias para estimular o desenvolvimento do cooperativismo nos municípios paraibanos.

“A intenção desta visita foi estreitar relações com a Federação e propor ações para que as prefeituras possam apoiar, incrementar e desenvolver o cooperativismo nos municípios”, comentou Pacelli. Uma das propostas foi a realização de um seminário para que prefeitos e dirigentes de cooperativas possam dialogar sobre demandas e contribuições socioeconômicas que o setor pode oferecer aos municípios.

O dirigente falou também sobre outras ações que podem impulsionar e fortalecer a atuação das cooperativas. No caso do ramo crédito, o dirigente destacou a possibilidade das cooperativas operarem recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). “Inclusive, há um entendimento dos prefeitos no sentido de que um percentual destes recursos seja movimentado pelas cooperativas, ajudando a desenvolver a economia local. Mas é importante mobilizar toda a classe política, os parlamentares, no tocante a esta demanda”, disse.

Os dirigentes conversaram também sobre o fortalecimento de uma parceria já existente entre a Famup e o Sistema OCB/PB em apoio à criação e desenvolvimento de cooperativas de catadores que trabalham na coleta de resíduos sólidos.

Pacelli defendeu, ainda, a importância do cumprimento da legislação que prevê que pelo menos 30% de produtos que compõem a merenda escola sejam adquiridos junto à agricultura familiar, segmento com forte atuação das cooperativas. “Esta questão foi muito bem recebida, entendendo-se que é necessária uma melhor organização das cadeias produtivas para que haja uma maior oferta de produtos”, afirmou.

Mais notícias