Outubro Rosa: Sicredi Evolução promove consultas e palestra para agricultoras em Pilões

Outubro Rosa: Sicredi Evolução promove consultas e palestra para agricultoras em Pilões

"Evoluir juntas". Com esta motivação, o Comitê Mulher da Sicredi Evolução promoveu, nesta quarta-feira (26), uma ação de promoção à saúde que beneficiou 20 mulheres associadas à Cooperativa de Floricultores do Estado da Paraíba (Cofep), localizada na zona rural da cidade de Pilões. A iniciativa faz parte da campanha Outubro Rosa e teve apoio do Sistema OCB/PB, além da cooperativa de fisioterapeutas Coofísio.

As cooperadas da Cofep, que atuam no cultivo de flores e hortaliças, receberam orientações e realizaram exames preventivos com a mastologista Débora Cavalcanti, presidente do Comitê Mulher. “O Comitê foi instituído no ano passado, em plena pandemia, com a ideia de formar lideranças femininas na cooperativa, mas também tem um braço social. Este ano, nós estamos fazendo o Outubro Rosa na Cofep, em parceria com o Sistema OCB/PB, para fazer uma ação de esclarecimento com relação à importância do cuidado com a saúde das mamas”, comentou.

Houve ainda uma palestra sobre Educação Financeira, ministrada pela assessora de Desenvolvimento de Cooperativas da Sicredi Evolução, Lorena Barberi. A ação contou também com apoio da professora Juliana Maria Carneiro, da gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga, da presidente da Cofep, Maria Helena Lourenço, e da equipe do Sistema OCB/PB.

“Esta ação ajudar a fortalecer as mulheres da nossa cooperativa. Esse grande momento de Outubro Rosa para nós, mulheres da zona rural, chegou em uma boa hora porque tem muitas mulheres com 60/70 anos que nunca fizeram um exame. Todas as mulheres da cooperativa estão satisfeitas e agradeceram pela oportunidade de fazer estes exames”, afirmou a presidente da Cofep.