OCB/PB publica Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023

A OCB/PB, o SINTRACOOP MÉDIO NORDESTE** e a FENATRACOOP*** firmaram, ontem (02/02), a Convenção Coletiva de Trabalho relativa ao período 2022/2023, com data-base em 1º de janeiro de 2022. A convenção contempla os trabalhadores de todos os ramos do setor cooperativista na Paraíba, fixando pisos salariais e reajuste de 10,16% a incidir sobre os salários vigentes no mês de dezembro de 2021.
A convenção também traz normas sobre as formas e prazos de pagamentos de salários, reajustes, critérios para cálculos de gratificações, adicionais e auxílios. Há ainda outras disposições sobre relações de trabalho, jornada, concessão de férias e licenças, normas de saúde e segurança do trabalhador, relações sindicais, dentre outras determinações.
A pauta de reivindicações foi apresentada aos dirigentes das cooperativas da Paraíba na Assembleia Geral Extraordinária (AGE), realizada pela OCB/PB no dia 15 de dezembro de 2021. Após ouvir dirigentes de todos os ramos, a OCB/PB elaborou uma contraproposta que foi aprovada em negociação entre o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e o presidente do Sintracoop Médio Nordeste, Pedro Pinto.
“Tivemos uma negociação sucinta, considerando que o mercado permanece instável devido à pandemia. Todos os segmentos das cooperativas foram ouvidos e, ao final, nós chegamos a um consenso junto com o dirigente do Sintracoop. Buscamos, assim, atender tanto as cooperativas como os seus colaboradores, trazendo segurança jurídica para o processo e, consequentemente, para as cooperativas e seus colaboradores”, avalia o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.
*Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba
** Sindicato Interestadual dos Trabalhadores Celetistas em Cooperativas nos Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco
*** Federação Nacional dos Trabalhadores Celetistas nas Cooperativas do Brasil
Para ter acesso à Convenção Coletiva de Trabalho 2022/2023, clique aqui.