Uma boa notícia para as cooperativas! O governador João Azevêdo anunciou, ontem (08/11), que a Paraíba recebeu do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, por meio da Secretaria de Defesa Agropecuária, o Certificado de Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi). Com isso, os produtos fabricados no estado da Paraíba, que têm um registro na Gerência Executiva de Defesa Agropecuária (Geda), poderão ser comercializados em qualquer estado brasileiro. A informação foi repassada no programa Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela rádio Tabajara.

O Sisbi visa contribuir para a oferta de alimentos saudáveis aos consumidores; possibilitar maior inserção dos produtos da Agricultura Familiar no mercado formal, local, regional e nacional; fortalecer os municípios abrindo espaço para integração destes e incentivando o desenvolvimento local e dos territórios; promover maior integração entre os serviços de inspeção federal, estadual e municipal, reduzindo o comércio de produtos sem inspeção.

Na oportunidade, o governador João Azevêdo explicou que este Certificado tem grande relevância para a agricultura e para incentivar a comercialização dos produtos paraibanos para outros estados brasileiros. “É uma vitória da Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca que consegue agora, definitivamente, inserir o estado no Sisbi, recebendo este Certificado. É algo muito importante para a agricultura, porque muitas pessoas que produzem de queijos a derivados ficavam sem a possibilidade de vender seus produtos fora e agora terão a garantia da comercialização”, afirmou. 

 

Fonte: Governo do Estado