Dirigentes paraibanos conhecem boas práticas do cooperativismo gaúcho

Dirigentes paraibanos conhecem boas práticas do cooperativismo gaúcho

Berço do cooperativismo de crédito no Brasil, o Rio Grande do Sul possui experiências de referência nos mais diversos ramos cooperativistas. Para conhecer as boas práticas e casos de sucesso do cooperativismo gaúcho, uma comitiva formada por 25 dirigentes de cooperativas de crédito paraibanas realiza uma visita técnica pelo estado, nesta semana. A programação começou, hoje cedo, em Porto Alegre, com visita ao Centro Administrativo Sicredi e à sede do Sistema Ocergs.

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, e o superintendente Pedro D'Albuquerque, coordenam o grupo que inclui dirigentes e representantes das seguintes cooperativas: Cooperlegis, Credfisp, Credjust, CoopSebrae,  Sicredi Evolução, Central Sicredi Norte/Nordeste, Sicredi Alto Sertão Paraibano e Sicredi Creduni; além de conselheiros do Sistema OCB/PB.

À tarde, o grupo paraibano segue para a cidade de Nova Petrópolis, que em 2010 recebeu o título de Capital Nacional do Cooperativismo. Iniciando a programação no município, os dirigentes devem visitar a Cooperativa Educacional Coebompa, no final da tarde.

Na sexta-feira (12), o grupo deve visitar a sede da Sicredi Pioneira RS, primeira cooperativa de crédito da América Latina, fundada em 1902 pelo padre Theodor Amstad e lideranças da região. A programação inclui ainda visita ao monumento ao Cooperativismo, na Praça das Flores, ao Memorial Imperial de Nova Petrópolis e à Cooperativa Vinícola Aurora.