Missão técnica leva coops agropecuárias ao Rio Grande do Sul

Missão técnica leva coops agropecuárias ao Rio Grande do Sul

Representantes de sete cooperativas agropecuárias e do Sistema OCB/PB participaram de missão técnica para conhecer experiências de sucesso do cooperativismo no Rio Grande do Sul, na semana passada. A comitiva paraibana conheceu grandes cooperativas da região, pontos turísticos e históricos do cooperativismo e visitaram a 44ª Expointer.

Coordenada pela gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga, e pelo assessor técnico Robson Nunes, a ação teve a participação de dirigentes e gestores das cooperativas Copafab, Comase, Coopercarne, Cooprafe , Frutiaçu, Coopaf e Cooperocha.

As atividades começaram no dia 9 de setembro, com uma visita à cooperativa Santa Clara, a mais antiga coop de laticínios em atividade no Brasil. No dia seguinte, houve visita à Cooperativa Vinícola Aurora. Sediada na cidade de Bento Gonçalves, a coop é líder do mercado de vinhos e sucos de uva no Brasil.

O grupo também visitou a cidade Nova Petrópolis. Considerada a capital nacional do Cooperativismo, a cidade é sede da Sicredi Pioneira RS, primeira cooperativa de crédito criada no país. E encerrando a missão técnica, os cooperativistas visitaram a 44ª Expointer, onde puderam conhecer ainda mais o cooperativismo gaúcho em visitas aos estandes das cooperativas e à sede da Ocergs no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio.

Na sede da Ocergs, o gerente de Promoção Social do Sescoop/RS, José Zigomar Vieira dos Santos, apresentou aos visitantes os números do cooperativismo e falou sobre as atividades desenvolvidas pelo Sistema no estado.
Considerada uma das maiores feiras do país, a Expointer contou 546 expositores distribuídos pelos setores de máquinas, veículos automotores, artesanato e agricultura familiar.

Experiências e Aprendizado

A missão técnica proporcionou aos participantes novas experiências e aprendizados sobre modelo de organização e gestão das cooperativas. Uma das participantes foi a cooperada Ana Karoliny Alves, representante da Cooperativa dos Comerciantes de Carne de Santa Rita (Coopercarne). "Em nome da COOPECARNE gostaria de parabenizar o Sistema OCB/PB pela maravilhosa visita técnica às cooperativas do RS. Foram trazidos grandes ensinos e inspirações desse roteiro", comentou.
O presidente da Cooperativa Agroindustrial de Piabuçu (Frutiaçu), localizada em Rio Tinto, Benedito Tavares, também elogiou a iniciativa e agradeceu ao Sistema pelo apoio que a coop tem recebido em suas ações. "Em nome de Frutiaçu, parabenizo  a OCB/PB pelo apoio que que sempre nos deu. Sem esse apoio, não sei se estaríamos nesse patamar. Obrigado OCB/PB", agradeceu.