OCB/PB e CECAF articulam parceria que vai beneficiar coops da agricultura familiar

OCB/PB e CECAF articulam parceria que vai beneficiar coops da agricultura familiar

A equipe do Sistema OCB/PB reuniu-se, ontem, com gestoras da Central de Comercialização de Agricultura Familiar (Cecaf), em João Pessoa. O objetivo do encontro foi tratar de parceria para fortalecer as relações entre as instituições e ampliar a participação das cooperativas da agricultura familiar na Central.  Segundo a Chefe de Divisão da Cecaf, Natalia da Silva Beserra, a expectativa é que a parceria possa contribuir para aumentar os dias de funcionamento da Cecaf.

“Hoje, os agricultores que estão na Cecaf já são ligados a associações e cooperativas. A nossa intenção é ampliar esta participação para que novas cooperativas vinculadas à OCB possam também comercializar seus produtos na Central. Com esta parceria, esperamos ampliar também os dias de feira, que atualmente acontecem às quintas-feiras e sábados. A previsão é que, a partir de setembro, a Central funcione de terça-feira a sábado”, informou a chefe de Divisão.

Ela ressaltou que esta ampliação demonstra a grande preocupação do prefeito da Capital, Cícero Lucena, em promover o desenvolvimento da agricultura familiar. “A intenção é exatamente fomentar a agricultura familiar. E não tem como o produtor crescer sozinho. A melhor forma dos agricultores se fortalecerem é através do sistema cooperativista”, declarou.

Para o superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, que também participou da reunião, a parceria traz boas perspectivas para as cooperativas do ramo. “Tivemos uma reunião bastante produtiva e a nossa expectativa é de que possamos concretizar esta parceria com a Cecaf, que vai impulsionar a comercialização dos produtos das nossas cooperativas da agricultura familiar”, comentou o dirigente.

Também participaram do encontro a gerente do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga; o assessor técnico Robson Nunes; e a engenheira agrônoma da Cecaf, Aiara Lacerda.