Cooperativas promovem campanha solidária em várias cidades paraibanas

Cooperativas promovem campanha solidária em várias cidades paraibanas

Uma iniciativa solidária vai reforçar o compromisso social das cooperativas paraibanas com a comunidade, nos meses de julho e agosto. É a campanha de arrecadação de alimentos e produtos de higiene pessoal #VemCooperarParaíba, promovida pelo Sistema OCB/PB e várias cooperativas parceiras de João Pessoa, Campina Grande, Itabaiana e São Sebastião de Lagoa de Roça. As doações devem ser destinadas a entidades beneficentes e grupos em situação de vulnerabilidade social.

A campanha faz parte do programa Dia de Coooperar (Dia C) que, em 2020, beneficiou 164.919 paraibanos. “Várias cooperativas já desenvolvem projetos solidários e a campanha #VemCooperarParaíba se soma a estas ações. Atendendo ao princípio cooperativista do interesse pela comunidade, estamos arrecadando doações para vários grupos e entidades que realizam um importante trabalho social e precisam do nosso apoio”, afirmou o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

Já anunciaram adesão à campanha as cooperativas de João Pessoa Uniodonto JP e Coopanest PB, Sicredi Creduni (Campina Grande), Coopervale (Itabaiana) e Copaf (São Sebastião de Lagoa de Roça), além dos jovens do Programa Aprendiz Cooperativo. As sedes do Sistema OCB/PB e das cooperativas parceiras são pontos de arrecadação dos alimentos, que podem ser doados por cooperados, colaboradores e pela comunidade em geral. 

Os produtos arrecadados pelas cooperativas serão doados às seguintes entidades: Associação Promocional do Ancião Dr. João Meira de Menezes (ASPAN); Fundação de Assistência e Proteção à Adolescência e à Infância (FAPAI); Casa Pequeno Davi; Cooperativa de Trabalhadores de Materiais Recicláveis (COTRAMARE); Casa da Criança Dr. João Moura; Instituto São Vicente de Paulo; Hospital da FAP; e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição (Itabaiana).

Outra entidade já beneficiada pela campanha foi a Missão Atalaia de Jesus, que apoia pacientes do interior que fazem tratamento de câncer em João Pessoa, com hospedagem, alimentação e assistência gratuita. Colaboradores e dirigentes do Sistema OCB/PB doaram 42 cestas básicas à entidade no dia 1º de julho.

 

Ações das cooperativas na pandemia

 

Na Paraíba, os números do cooperativismo não deixam dúvidas sobre seu impacto social. Durante a pandemia, as cooperativas fortaleceram seu compromisso com a comunidade através de ações sociais. Em 2020, as iniciativas cadastradas no Dia C beneficiaram diretamente 164.919 pessoas, em 14 municípios paraibanos. Ao todo, 69 ações foram realizadas por 18 cooperativas, com o apoio de 1.637 voluntários, entre cooperados e colaboradores de cooperativas.