Sistema OCB lança 8ª edição do Dia C na Paraíba

Sistema OCB lança 8ª edição do Dia C na Paraíba

Cooperar para transformar realidades e fazer a diferença na vida das pessoas. Com esta inspiração, as cooperativas paraibanas beneficiaram mais de 164 mil pessoas através ações solidárias registradas no Dia de Cooperar, em 2020. Para dar continuidade a estas iniciativas e incentivar novos projetos, o Sistema OCB/PB lançou, nesta quinta-feira (29), a 8ª edição do Dia C no estado, por meio de plataforma online.  

O lançamento contou com a participação de quase 50 pessoas, entre dirigentes e representantes de cooperativas de vários ramos, da unidade nacional e do Sistema OCB/PB. O presidente da entidade, André Pacelli, abriu o evento, elogiando a atuação das cooperativas diante das dificuldades geradas pela pandemia, com destaque para o ramo de saúde que atua na linha de frente do enfrentamento à covid-19.

Ele também conclamou o setor a contribuir para minimizar os efeitos da crise. “A gente está enfrentando um momento de retração na economia do país, o que fez com que parte importante da sociedade voltasse a ter um problema seríssimo que é o da fome. As ruas estão cheias de pessoas passando necessidade. É preciso estimular no ambiente interno das cooperativas a solidariedade”, afirmou o dirigente.

 

Quase 8 milhões de beneficiados no país

Representando a unidade nacional do Sistema OCB, a analista de Promoção Social Vanessa Pacheco apresentou números nacionais do Dia C, que beneficiou 7,8 milhões de brasileiros em 2020. Ao todo, foram mais de 2,8 mil iniciativas realizadas por 2.226 cooperativas e mais de 137 mil voluntários.

As ações cadastradas no Dia C são vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela Organização das Nações Unidades. Segundo Vanessa Pacheco, 52,9% do total das ações realizadas e, 2020 foram vinculadas ao ODS 3 (Saúde e Bem Estar) e o destaque do ano foram as iniciativas voltadas para o enfrentamento à pandemia.

A analista Vanessa Pacheco também falou sobre as novidades do sistema de inscrição dos projetos, que foi simplificado em 2021 para facilitar o preenchimento das informações sobre as iniciativas por parte das cooperativas. Para conhecer regulamento do Dia C e realizar a inscrição do projeto da sua cooperativa, acesse: https://diac.somoscooperativismo.coop.br/inscricao.

 

Paraíba deu show de solidariedade em 2020

Os números do Dia C 2020 na Paraíba foram apresentados pela gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga. No ano passado, 18 cooperativas registraram 69 iniciativas no Dia C, beneficiando diretamente 164.919 paraibanos. O número é seis vezes maior que o registrado na edição anterior (24.806 beneficiados). Este crescimento evidencia a forte atuação das cooperativas frente a pandemia. Nada disso seria possível sem o apoio de 1.637 voluntários, entre cooperados e colaboradores de cooperativas, que executaram as ações em 14 municípios paraibanos.

A gerente de desenvolvimento de cooperativas também falou sobre um dos pontos altos do movimento, que é a celebração anual do Dia C. Este ano, o evento deve acontecer no dia 10 de julho, a partir das 16h. Assim como em 2020, a celebração estadual será realizada na forma de uma live solidária, com participação de um artista regional que em breve será divulgado pelo Sistema OCB/PB.