OCB/PB apresenta resultados em Assembleia Geral Ordinária

Realizada por meio de plataforma online, a Assembleia Geral Ordinária da OCB/PB reuniu 60 participantes, entre presidentes e conselheiros de 32 cooperativas, além de dirigentes e colaboradores da entidade, na tarde de ontem (07/04). Os dirigentes aprovaram a prestação de contas anual da entidade referente ao exercício 2020, o plano de trabalho para 2021 e deliberam sobre as contribuições de manutenção e confederativa recolhidas pelas cooperativas.
O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Márcio Lopes de Freitas, abriu o evento, ressaltando a excelência do trabalho realizado pelas cooperativas de saúde frente a pandemia e os bons resultados de vários ramos do cooperativismo brasileiro ao longo do ano de 2020.  “As cooperativas se provam na hora da crise. O cooperativismo brasileiro está sendo uma referência para os demais setores da sociedade e da economia brasileira. O Brasil acelerou no agro, estamos com crescimento médio de mais de 20% e 53% de tudo o que foi produzido na agricultura passou por dentro de uma cooperativa. Esse Brasil agro que todos estão elogiando só existe porque existe o cooperativismo", destacou.

O dirigente prosseguiu: "O cooperativismo financeiro teve 23% de crescimento médio no Brasil. É muito desenvolvimento, crescimento, prosperidade. Todo o sistema financeiro não chegou a 10%. O cooperativismo está tendo desempenho extraordinário na área de transporte, a área de saúde que está no olho do furacão está conseguindo rever processos, aprimorar e avançar. O coop bras está snedo uma referência e a responsabilidade que isso coloca na organização ode representação é muito grande. E nós temos feito um esforço grande para aprimorar este processo, de uma maneira cada vez mais profissional".

Resultados das ações estaduais

Em seguida, o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o superintendente Pedro D’Albuquerque e a gerente Ana Margarida Formiga apresentaram os resultados das ações institucionais realizadas em 2020 e o plano de trabalho proposto para 2021. A apresentação trouxe destaques do trabalho de representação político-institucional e sindical realizado pela OCB/PB, destacando as iniciativas de interlocução com gestores públicos e outras ações voltadas para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia.

O presidente do Sistema OCB/PB elogiou o trabalho desenvolvido pelas cooperativas paraibanas ao longo do ano passado, especialmente as que atuam em setores essenciais como saúde, agropecuária, crédito, transporte e serviços. Pacelli também se solidarizou com as cooperativas que perderam cooperados e colaboradores por conta da covid 19, mas deixou uma mensagem de esperança.

"Nós tivemos um ano difícil por conta desta pandemia que ainda não acabou e nos traz desafios também este ano. Mas procuramos nos reinventar para seguir atendendo às demandas das nossas cooperativas. Buscamos dialogar com o poder público e com os nossos parceiros institucionais, propondo soluções e levando as necessidades do setor cooperativista. E mesmo com todas as dificuldades, conseguimos realizar 228 ações institucionais, beneficiando mais de 5.800 pessoas entre dirigentes, cooperados e colaboradores. Nós esperamos que este ano, com a expansão da vacinação, possamos superar este momento e seguir avançando", comentou Pacelli.

Demonstrações contábeis e Contribuições

A contadora da OCB/PB, Janaína Rodrigues, apresentou aos dirigentes o balanço patrimonial da entidade, as demonstrações de superávits e déficits do exercício. Em seguida, o parecer do Conselho Fiscal foi lido pela conselheira Sandra Maria Rodrigues e aprovado pelos dirigentes.

Eles também aprovaram a cobrança da contribuição confederativa no estado em 2021 e a manutenção do desconto de 30% no valor da contribuição de manutenção recolhidas pelas cooperativas, até abril de 2022.

Cooperativas Participantes

Participaram da AGO as cooperativas: Arteza, Coopensino-JP, Central Sicredi N/NE, Cervarp, Codisma, Coofisio, Coopanest, Coopc, Coopcon, Coopcursos, Coopecir, Cooped, Coopercarne, Cooperural, Coopervale, Coopfarma, Cooprafe, CoopSebrae, Coort, Copaf, Credfisp, Credjust, Extremo, Sicoob Central NE, Sicoob Centro NE, Sicoob Coopercret, Sicredi Alto Sertão Paraibano, Sicredi Evolução, Transtaxi, Unimed JP, Unimed PB e Uniodonto JP.

Entre os dirigentes participantes, estava o presidente da Unimed João Pessoa, Gualter Ramalho, que falou sobre o trabalho desenvolvido pela cooperativa durante a pandemia. Ele apresentou números e ressaltou a excelência da assistência de saúde oferecida pela cooperativa, além da importância uso da tecnologia a serviço da humanização do atendimento. "O melhor ativo de uma empresa são os seus recursos humanos e a Unimed JP valoriza isso", frisou o dirigente, lembrando que cooperativa celebrou ontem os 22 anos de fundação do Hospital Alberto Urquiza Wanderley.

O outro dirigente presente na AGO foi o presidente do Sicoob Coopercret, Hermes Moreno, que elogiou a atuação do Sistema OCB/PB em 2020. “Eu tenho que expressar para todos o reconhecimento e gratidão a todos os que fazem o Sistema OCB e o Sescoop na Paraíba. A gente percebe o trabalho e o esforço de toda a equipe. A entidades foram muito além, produziram mais com menos recursos. Parabenizo toda a equipe de ambas as instituições”, comentou.

Confira aqui o vídeo institucional exibido aos dirigentes durante a AGO!