Cooperativas autorizam OCB/PB a negociar acordo coletivo com SINTRACOOP

Cooperativas autorizam OCB/PB a negociar acordo coletivo com SINTRACOOP

Presidentes e representantes de cooperativas de vários ramos participaram, nesta quarta-feira (16/12), da Assembleia Geral Extraordinária (AGE) virtual do Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado da Paraíba (OCB/PB). Os dirigentes deliberaram sobre reivindicações trabalhistas do setor e autorizaram a diretoria da OCB/PB a firmar instrumento coletivo de trabalho com o Sindicato Interestadual dos Trabalhadores dos Celetistas em Cooperativas nos Estados do Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Pernambuco (SINTRACOOP).

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, abriu a AGE falando sobre os impactos da pandemia nas cooperativas e os desafios que o setor enfrenta para seguir produzindo, mantendo os empregos e gerando renda. Ele também destacou os esforços de interlocução do Sistema OCB e de suas unidades estaduais junto ao poder público, ao longo do ano, para minimizar os prejuízos e enfrentar medidas negativas para o setor. 

“Nós tivemos uma Assembleia produtiva e objetiva. Os nossos dirigentes puderam debater a proposta apresentada pelo SINTRACOOP, esclarecer dúvidas e fazer suas ponderações. Agora vamos dar andamento ao processo de negociação”, comentou o presidente. 

A reunião também contou com a participação da gerente sindical da Confederação Nacional das Cooperativas (CNCOOP), Jucélia Ferreira, do superintendente do Sistema OCB/PB, Pedro D’Albuquerque, e do assessor jurídico da OCB/PB, João Bezerra Neto. 

A gerente sindical Jucélia Ferreira apresentou aos dirigentes o trabalho de representação realizado pela CNCOOP junto aos poderes executivo e legislativo em defesa dos interesses das cooperativas. Ela também falou sobre a importância das contribuições confederativa e sindical patronal para o fortalecimento do setor.

Foram representadas na AGE as seguintes cooperativas: Uniodonto João Pessoa, Coopecir PB, Credjust, Coopcursos, Sicoob Coopercret, Sicoob Centro Nordeste, Coomev, Codisma, Coopervale, Sicredi Creduni, Sicredi Evolução, Coopsebrae, Coofísio, COPPD e Coopcon.