Ciclistas de João Pessoa participam do Pedal Cooperativo

Ciclistas de João Pessoa participam do Pedal Cooperativo

Sem aglomeração, mas com muita alegria e espírito de cooperação. Assim foi o 3° Pedal Cooperativo da Paraíba, realizado na manhã deste sábado (28/11), em João Pessoa. Por conta da pandemia, esta edição do Pedal, que recebeu mais de 150 inscrições, não teve concentração e o percurso foi livre. Para participar, cada ciclista doou três quilos de alimentos e estas doações serão destinadas ao Hospital Padre Zé. A previsão é que a entrega aconteça na próxima terça-feira (01/12).

A partir das 6h, os ciclistas foram chegando aos poucos, individualmente ou em pequenos grupos. O Sistema OCB/PB montou duas tendas para receber as doações e realizar a entrega dos kits. Após receberem os kits, formados por sacochilas, camisetas, máscaras e um lanche individual, os ciclistas seguiram seus próprios trajetos livremente. 

O evento foi coordenado pela gerente de Desenvolvimento de Cooperativas do Sescoop/PB, Ana Margarida Formiga, e pela analista de Cooperativismo e Monitoramento, Josilma Beltrão. A gerente Ana Margarida destacou a participação expressiva das cooperativas e da comunidade. “A avaliação do Pedal é super positiva. Nós tivemos participação de ciclistas de várias cooperativas e de grupos de pedal da cidade inteira, que estiveram presentes e se organizaram de forma a não aglomerar. Teve todo aquele clima legal de uma ação esportiva atrelada a uma ação social de cooperação”, comentou.

Também participaram da ação o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, o superintendente Pedro D’Albuquerque, colaboradores da instituição, além de representantes de cooperativas de vários ramos. O Pedal Cooperativo é uma iniciativa do Sistema OCB/PB e contou com o apoio do grupo Aventureiros do Pedal, da cooperativa Unimed João Pessoa e da Loja Sport Life.

           

Participação expressiva de cooperativas e grupos de pedal

Entre os participantes do pedal estavam colaboradores, cooperados e dirigentes de várias cooperativas a exemplo da Sicredi Creduni, Sicredi Evolução, Sicoob Central Nordeste, Coopecir, Unimed João Pessoa, Codisma, Coopensino e Extremo Turismo. O presidente da cooperativa de transporte Extremo Turismo, Alex Santana, é praticante do ciclismo desde 2012 e participou pela segunda vez do evento, junto com um grupo formado por cooperados e familiares. “Esse Pedal do Sistema OCB/PB é muito importante e saber que estamos ajudando pessoas que precisam é um estímulo a mais”, comentou.

Professora de Inglês e ciclista, Maria das Neves Alves Tavares Magalhães elogiou a iniciativa e contou que voltou a pedalar durante a pandemia. “Há muito tempo eu gosto da prática de esporte. Desde 13 anos, gostava de pedalar e meu esposo também. Devido a essa pandemia e como faz muito bem à saúde, a gente voltou a pedalar. Entrei num grupo de pedal, com meu esposo e os dois filhos, para dar continuidade a essa atividade. A gente chega renovada em casa”, comentou.

Confira outras imagens da ação: