OCB/PB faz avaliação positiva de medidas anunciadas pelo Governo Estadual

OCB/PB faz avaliação positiva de medidas anunciadas pelo Governo Estadual

Governador João Azevedo anunciou ações hoje - Foto: Rebeca Carvalho

O presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli, avaliou positivamente as medidas de incentivo à agricultura familiar e à atividade cooperativista, anunciadas hoje pelo governador do Estado, João Azevedo. O pacote traz ações econômicas e sociais que contemplam algumas demandas encaminhadas esta semana pelo Sistema OCB/PB e pela Faepa à Secretaria de Estado de Desenvolvimento da Agropecuária e Pesca (SEDAP).

Atendendo aos pleitos das entidades de representação, as ações do governo incluem: aquisição de gêneros alimentícios para abastecimento e distribuição, preferencialmente, dos produtores da Agricultura Familiar; publicação de um edital para compras de produtos junto à Agricultura Familiar, nos moldes do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), no valor de R$ 2 milhões; a aquisição de proteína animal (peixes e aves) para abastecimento e distribuição, preferencialmente das cooperativas, sendo 40 mil kg de peixes e 20 mil kg de frango.

Outra demanda atendida diz respeito à prorrogação das dívidas junto ao Empreender Paraíba. O governo suspendeu as cobranças dos financiamentos contraídos pelos pequenos e microempresários junto ao Programa por 90 dias. Também foi suspensa a cobrança de juros e multas referentes às parcelas que vencem em abril, maio e junho, para os clientes adimplentes com o Empreender PB, até o final do prazo do financiamento, mediante solicitação.

 O governador João Azevedo anunciou, ainda, uma parceria com o Banco do Nordeste para financiamento de empreendedores e produtores rurais, através de linhas de crédito como Crediamigo e Agroamigo. O BNB deve disponibilizar, segundo o governador, recursos em um montante da ordem de R$ 2,5 bilhões e a previsão é de que 348 mil beneficiados sejam atendidos.

 

Setor aprova medidas e discute próximos passos

 

“Algumas das propostas que fizemos por meio de ofício enviado à SEDAP foram contempladas, o que já traz um alívio para a situação das nossas cooperativas da agricultura familiar. Nós agradecemos ao Governo do Estado pela resposta aos produtores cooperados, que nos estimula a continuar representando o setor, fazendo reivindicações com a serenidade e a disposição para o diálogo que o momento exige”, declarou o presidente do Sistema OCB/PB, André Pacelli.

O presidente da Federação da Agricultura e Pecuária da Paraíba (Faepa), Mário Borba, também fez uma avaliação positiva das medidas anunciadas. “Algumas demandas que nós fizemos em parceria com a OCB/PB foram atendidas. Já foi um passo importante. Precisamos correr atrás do restante”, comentou o dirigente.

Borba afirma que há outras dificuldades enfrentadas pelo setor que precisam de atenção. “Há algumas coisas não foram mencionadas como a situação dos produtores de leite, por exemplo. Foi anunciada uma medida referente às cobranças das contas de energia, mas pelo que foi divulgado isto não contemplaria a zona rural. Vamos avaliar e buscar definir, juntamente com a OCB/PB, os próximos passos”, afirma.

Com informações do portal do Governo da Paraíba

Mais notícias